Marcadores

terça-feira, 5 de julho de 2016

Profissão Moda - Editor de Moda - Bebel Moraes.


O Editor de Moda (ou Stylist) é uma figura indispensável na criação e concepção de qualquer imagem relacionada à moda. Ele é responsável por dar vida à aquelas imagens magníficas que vemos mundo a fora; Seja em Campanhas, Editoriais ou Desfiles.

Bebel em Backstage da The Paradise no Rio Moda Rio
-Nossa entrevistada que irá falar um pouquinho dessa profissão é Bebel Moraes.
Bebel tem mais de 25 anos de mercado, é formada em comunicação social e filha de um dos principais fotógrafos de moda no Brasil, José Antonio Castilhos de Moraes, ela é Editora de Moda no Caderno Ela e assina stylings regulares para marcas como The Paradise, Ateen, Muggia e mais...

Vejam abaixo o bate-papo com esse talento que é Bebel:

*Bebel; Você é uma Editora de moda bem conceituada no mercado, contando com  Stylings para desfiles como The Paradise(no Rio Moda Rio) e a campanha da Mocha(só pra citar) em seu curriculum.
Como e quando você entrou na indústria da moda?

A fotografia de moda, faz parte da minha vida. Sou filha de um dos principais fotógrafos de moda do Brasil, meu Pai José Antonio Castilhos de Moraes, foi um dos primeiros nomes que surgiu no mercado. Ele foi para SP no fim dos anos 60 a convite da Editora Abril, para montar o Estudio Abril e até seu falecimento, fez tudo para as principais revistas do mercado e eu tive a sorte de nascer nessa família, nesse universo.
Após idas e vindas entre Rio e SP, meu pai  decidiu por saudosismo, voltar para o Rio e montar seu estudio. Foi ai que comecei a trabalhar com Moda. Com a abertura do estúdio, ele precisava de uma profissional ao seu lado, me levava a todos os trabalhos, tanto no Rio como em SP, para poder observar todo processo.
Comecei fazendo de tudo um pouco, até me tornar sua Produtora/ Stylist, pois nessa época tudo que envolvia a foto era minha responsabilidade, da pré produção ao styling. Foi uma verdadeira escola.

*O que lhe chamara à atenção nessa indústria tão competitiva que é a moda a ponto de fazê-la desejar atuar nela?

Como falei anteriormente, nasci nesse universo , a moda sempre esteve no meu dia-a-dia, sem mesmo que eu me desse conta. Tudo aconteceu naturalmente, eu estudava Comunicação, minha paixão já era por imagem, tinha meu Pai como grande Mestre, por sinal um Mestre extremamente perfeccionista e que me deu a oportunidade de começar a trabalhar. Acredito que a dificuldade e a competitividade estão em todas as profissões, mas com paixão e muito trabalho, os obstáculos são enfrentados e os espaços conquistados, nada é de graça! É preciso muita dedicação.

*Qual foi seu primeiro contato verdadeiro com esse mundo?

Comecei fazendo de tudo: assistência para figurino de filme, produção de decoração, produção para ilustrar matérias de comportamento, capas de revistas, mas o que realmente abriu espaço na Moda, foi o Caderno Ela. Tive a oportunidade de mostrar meu portifolio  para Editora de Moda, Patricia Veiga  , ela me passou uma pauta, desde então se passaram 25 anos de parceria, depois do meu Pai, Patricia foi a pessoa mais importante na minha carreira, brinco que ela foi meu Mestrado/ Doutorado/ Pós Graduação!

*Você poderia nos contar de forma resumida como é o dia-a-dia do seu trabalho e como surgem as concepções para um styling?

Como sou freelancer, não existe uma rotina. Cada trabalho é único e existe uma grande diferença entre fazer campanhas de moda e editoriais de moda.
Nos editoriais tenho total liberdade, penso na pauta, escolho a modelo, equipe, locação, construo a imagem junto com o fotografo e o maquiador, bom lembrar que é um trabalho em equipe e todos são fundamentais. Já nas campanhas, trabalho para um cliente, então tenho que respeitar os desejos e o DNA da marca, mas claro que existe meu olhar nas edições que em comum acordo com o diretor da marca, tento acrescentar um algo a mais. 

*Existe algo/alguém em quem você busca referências para desenvolver seu trabalho?

Sempre! As pesquisas são constantes e as referencias estão por toda parte. Hoje com a globalização, tudo ficou mais acessível . Mas gosto muito de pesquisar fotógrafos de moda que admiro, livros de arte, filmes, stylists,... é só estar atento, pois em tudo existe uma referencia. 

*Quais os maiores desafios que um Editor de Moda pode enfrentar?

No Rio de janeiro, a maior dificuldade é a distancia, pois é em em SP que se concentra o mercado, as assessorias, agencias de modelos, estão todos lá. Por isso, alem de tudo, temos que ter mais verba para trazer modelo para o Rio e muitas vezes produzir em SP, para mim esse é o maior obstáculo. Mas confesso que nem encaro mais como um problema e sim como um processo.

*E qual a importância deste profissional na indústria?

Os Editores de Moda, emprestam seu olhar para criar uma imagem, um mesmo produto terá leituras diferentes na mão de cada profissional, acho isso estimulante e desafiador.

*A moda é por vezes um meio sufocante, principalmente para iniciantes.
Em algum momento da sua carreira você passou por obstáculos ou dificuldades até se estabelecer no mercado? Como o que por exemplo?

Como falei no inicio, as dificuldades estarão em todas as profissões, nenhuma é fácil, a moda alem de tudo mexe com a vaidade e a estima. Então sim, acredito que todo profissional já enfrentou dificuldades e ainda podem enfrentar. O segredo é trabalhar! trabalhar e trabalhar!!! Enquanto o desejo e a paixão pelo trabalho existir, com certeza as coisas naturalmente acontecerão.

*E como você vê essas dificuldades?

As dificuldades fazem parte do processo, elas nos ajudam amadurecer e crescer profissionalmente.

*Um conselho pra quem está começando?

Acreditem! Se apaixonem! Envolvam-se! Tenham sempre respeito e organização com tudo e todos e lembre-se que o melhor de tudo é um trabalho em equipe, todas as pessoas dessa engrenagem são fundamentais. 

Para conferir um pouquinho mais sobre o trabalho de Bebel, basta acessar seu site(que é fantástico).
-->Bebel Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário