Marcadores

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Empoderamento.


"Empoderar - empoderar é um verbo que se refere ao ato de dar ou conceder poder para si próprio ou para outrem."

É, temos ouvido a palavra empoderamento com certa frequência em nosso âmbito de trabalho; certo, mas que isso tem a ver com Moda?

-A Moda é simplesmente um dos maiores disseminadores de idéias, é formadora de opiniões, e indo mais a fundo, a Moda tem consigo o poder de "orientar" as pessoas, de mostrar-lhes o diferente... E mesmo com tanto poder, a Moda ainda precisa evoluir muito, o numero de modelos Negros(por exemplo) em desfiles continua baixíssimo, os castings permanecem apenas na cartela caucasiana, nas campanhas é ainda pior e o que mais me intriga é que o Brasil é um dos países com maior diversidade étnica, e mesmo assim não sabemos valorizar isso. 
A opressão sexista, racial e religiosa tem sido evidenciada cada dia mais com o vasto acesso à informação que temos, e mesmo assim esses infortúnios insistem em se repetir.

Indo a contra-mão, nesta ultima edição do SPFW n42 o estilista Ronaldo Fraga trouxe um casting recheado de modelos transexuais numa forma de manifesto, logo que o Brasil é o país que mais mata a comunidade GLS, já a neo-marca Lab. Fantasma trouxe modelos diversificados, altos, baixos, gordos, negros uma etnia fantástica; ambos exemplos mostram como a diversidade é linda, como merece ser exaltada e respeitada, porque cada indivíduo é único e merece ser respeitado como tal. Temos melhorado e evoluído muito, é certo, porém há muito a ser conquistado tanta na passarela como na vida.

-Com tudo a pergunta que não quer calar.
Porque em pleno séc. XXI seguimos na Barbárie? 

Pois é, não sabemos. Nos resta fazer nossa parte e lutar para que as diferenças sejam aceitas, para que exista mais respeito e tolerância para os dias que segue.
Então, empodere-se!



Modelos Ronaldo Fraga - SPFW n42




Modelos Lab. Fantasma - SPFW n42


Acompanhe nossas redes sociais e tenham sempre conteúdo novo: @ditadurafashion.blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário