Conversamos com a marca de bio jóias Teko Ayê que nos apresenta seus produtos num ensaio colaborativo com marcas independentes e comprometidas com uma moda sadia e empenhada em causas sociais com a Bosque dos Aromas, que assina os produtos de beleza!
Siga abaixo:
*O que é a Teko Ayê, e o que a motivou a criar essa marca com esses produtos especificamente?
Uma pergunta complexa rs... Mas, de forma resumida, eu sempre fiz trabalhos artesanais por gostar muito, anos atrás decidi que gostaria de trabalhar de fato com isso. A Teko Ayê está sempre evoluindo e é a expressão do meu amor pela Natureza e pelo trabalho artesanal, buscando trazer muito além das peças, também significados, conexão, consumo sustentável, vegano e valorização da mãe Terra. Como em nossa frase “Caminho de retorno à Natureza”, a Teko Ayê é um movimento de reconexão com o natural, ancestralidade, espiritualidade e a beleza em harmonia com o meio ambiente e por isso utilizar materiais que, em sua maioria, são naturais ou ao menos reutilizados.
E depois de muuuuito estudo, fazendo cursos, consegui chegar nas Biojoias e Ecojoias que postamos, vendemos online, fazemos encomendas de peças originais/personalizadas e também fazemos a exposição em Feiras.
*De onde surgiu a inspiração deste nome?
O nome da Teko Ayê surge de uma busca de fazer referência à ancestralidade, espiritualidade e as heranças históricas do nosso Brasil - indígena e africana -, Teko é uma palavra em Tupi e significa de maneira mais resumida "Natureza" e Aye, uma palavra em Yorubá, significa Terra/vida, ambas juntas simbolizam que a Natureza é vida! A força da mãe terra que vive dentro de todos nós e que nos rodeia a todo instante, sem ela não somos capazes de viver, melhorar e nem de sermos felizes.
*Que matérias-primas são utilizadas na confecção dos produtos?
Atualmente, estamos focados com a produção das biojoias, são sementes (açaí, paxiubinha, saboneteira, tento carolina,...), cascas (Jacarandá, canoinha,...), fios encerados, fibras naturais, contas de madeira e casca de coco, para a base dos brincos, elas são de aço inox e antialérgicas.
Apesar de não ser nosso foco neste momento atual, também trabalhamos com ecojoias, são peças artesanais produzidas por uma matéria-prima que seria descartado, nesse tipo de artesanato ela será reutilizada. Resíduos que podem ser tampas de garrafas, plástico, garrafas de vidro, casca de coco seco...
*De onde são retiradas essas matérias-primas?
Alguns materiais são comprados e outros são coletados na própria cidade. As sementes de açaí são compradas diretamente com um fornecedor do Pará que beneficia as sementes oriundas da produção alimentícia e que são descartadas em larga escala causando problemas ambientais, essas sementes são super sustentáveis por serem reaproveitadas.
As sementes como, tento carolina, olho de boi, achira, merremia... conseguimos coletar na própria cidade, em regiões muitas vezes pavimentadas próximas a árvores ou em parques, com o cuidado para não prejudicar aquele microecossistema. Já as fibras naturais são compradas e de origem do trabalho belíssimo realizado por comunidades tradicionais, como ribeirinhos e quilombolas.
*Quais os processos pelos quais esses produtos passam?
Quando compramos: normalmente elas já vem limpas e algumas furadas, para algumas sementes específicas realizamos um tratamento com ervas para deixá-las mais protegidas de ataque de insetos, quando necessário, são furadas, algumas hidratadas com óleo vegetal e armazenadas adequadamente, as que não estão em boa qualidade para as biojoias são separadas para serem devolvidas à natureza.
Quando coletamos, antes de levarmos para casa, elas são selecionadas dentro da qualidade/aparência mais adequada para que não seja tirada do ambiente desnecessariamente, as que são escolhidas, são limpas, a depender da semente, passam por dois tratamentos diferentes, são furadas, algumas hidratadas com óleo vegetal e armazenadas adequadamente.
Constantemente observo a manutenção da qualidade e realizo outros processos que ajudam na conservação das sementes em maior quantidade. Para a produção dos artesanatos, inicialmente deve ser decidido ou pensado como será a peça para selecionar quais sementes serão utilizadas e nessa seleção, qual característica deve ser buscada, por exemplo: são escolhidas as sementes de saboneteira e açaí, como característica elas precisam ter tamanhos semelhantes e furos centralizados. Posteriormente, confecção da nova criação, fecho artesanal escolhido e acabamento.
Vale lembrar que isso é um pouco do processo, realmente muitas atividades são realizadas.
*Qual a durabilidade deles?
Com cuidados simples podem durar décadas! Esse trabalho com o natural é muito específico e tem como base estudos e testes que continuamos fazendo para oferecer sempre o melhor. Após a compra e/ou em qualquer momento que o cliente deseje saber, enviamos as orientações de conservação, assim como deixamos disponíveis em nossas redes sociais. Ações simples que permitem essa maior durabilidade, como por exemplo, não molhar a peça.
Os materiais que utilizamos, apesar de naturais, possuem uma capacidade de durabilidade muito positiva, são selecionados levando em conta essa questão, pois se as peças fossem descartáveis não seria um trabalho sustentável.
*O que são Biojoias?
As biojoias podem ter variação de significado, mas o que nós seguimos prioriza a sustentabilidade, conexão com a Natureza, espiritualidade e o veganismo: de maneira prática são adornos com 70% ou mais de matéria-prima biodegradável, maior parte é feita de sementes, cascas e madeira reaproveitada. O contato com a sua pele é direto com a Natureza, sejam as sementes ou cascas, sem materiais industrializados impermeabilizantes. Além disso, ao final da sua vida útil ela não se transforma em lixo e pode ser enterrada sem prejudicar a natureza, mesmo as peças tingidas.
*Qual a relevância das Biojoias nos dias atuais?
As biojoias são muito além de apenas acessórios, diretamente nos conectam com a Natureza em meio a uma realidade de crescente urbanização e distanciamento do natural; são peças sustentáveis por diversos motivos, como a confecção com materiais biodegradáveis, pelo trabalho artesanal, evitamos a utilização de materiais industrializados ou de mineração, coletamos várias sementes em áreas urbanizadas onde elas seriam direcionadas ao lixo e a quantidade coletada não impacta de forma negativa o microecossistema. Outro ponto importante, são peças que nos conectam com a biodiversidade da flora e que motivam uma maior consciência ambiental, protegemos e admiramos aquilo que conhecemos.
*Quais as maiores dificuldades desse mercado?
Acredito que seria alcançar uma visibilidade para chegar até as pessoas que gostam e valorizam nossos produtos artesanais, sempre que encontramos nosses clientes vemos os seus olhinhos brilharem por se identificarem com nosso trabalho, mas muitas vezes é difícil que nosso conteúdo chegue.
*Quem está por trás da Teko Ayê?
Meu nome é Monique Marambaia (inclusive meu sobrenome carrega a herança indígena da minha família), daqui de Salvador/Bahia e sou eu que direciono a Teko, faço os artesanatos e as demais funções que possam imaginar, mas é claro que tenho ajuda da família e amigos em algumas etapas por isso muita vezes falo no plural (até porque a gente nunca tá só).
Sou uma pessoa LGBTQIAP+, vegana, amante e defensor do meio ambiente e dos animais, além da minha paz e espiritualidade serem muito conectados à Natureza. Amo a Natureza e é nela que vejo muito da minha espiritualidade e paz. Eu que produzo todas as peças e meu trabalho me enche de amor pelo contato com a Natureza, o trabalho manual, por ver a beleza da mãe terra a cada semente ou casca que uso e poder transmitir isso em adornos que trazem a mensagem da Natureza.
*Onde podemos encontrar os produtos?
Atualmente, participamos de diversas feiras/festivais que avisamos em nossas redes sociais e disponibilizamos o contato para pedidos para todo o Brasil, dúvidas e parcerias via nosso instagram @tekoaye e pelo nosso whatsApp 71 91034011 ou https://api.whatsapp.com/send/?phone=557191034011&text&type=phone_number&app_absent=0
Em breve também teremos nosso site, divulgaremos em nossas redes sociais!
*Qual o próximo passo da marca?
Estamos produzindo nosso site para facilitar a visualização e venda dos produtos; também criando mais novas peças, como com significados espirituais e divulgar mais o trabalho por meio das oportunidades da carteira de artesão que possuo.
Produção de Moda, Styling e Fotografia: Rafa Carvalho.
Assistência: Monique Marambaia.
Modelo: Maria Clara(Another Mega).
Parceiros.
Acessórios: @tekoaye
Maquiagem: @bosquedosaromas
Looks: @degustine
Nenhum comentário:
Postar um comentário